Por Philipe Mandaji - Produtor do Hidromel Philip Mead
Esta é uma das perguntas que muitos dos clientes costumam me fazer:
Antes de qualquer coisa:
O Hidromel é um fermentado de mel, ou seja, é uma bebida que resulta da fermentação do mel em contato com leveduras específicas. O álcool presente no Hidromel é resultado da fermentação, que transforma a glicose do mel em álcool. O Hidromel também é conhecido como "Vinho de mel", por possuir um processo produitvo bastante semelhante ao dos vinhos feitos de uvas. É por isso que o sabor e o aroma do Hidromel é bastante complexo, já que o mel carrega consigo uma infinidade de combinações de diferentes néctares. Dependendo do tempo de fermentação e das leveduras que são utilizadas, o teor alcoólico do Hidromel pode variar entre 4% e 14%.
Sim! Utilizando os equipamentos corretos e os insumos adequados, é possível fazer um delicioso Hidromel na sua própria casa e com a sua própria assinatura! Mas atenção: a legislação brasileira só permite a comercialização de bebidas com registro no Ministério da Agricultura, por isso, ao fazer o seu próprio Hidromel, aprecie em um jantar ou em uma reunião com amigos!
É muito simples fazer o seu próprio Hidromel. Você irá precisar de alguns equipamentos básicos para bebidas fermentadas e insumos próprios para a fabricação dessa bebida. Os equipamentos que você vai precisar são:
- Garrafão com air-lock para colocar o hidromel durante a fermentação (o air-lock é fundamental para evitar a contaminação da bebida através do ar);
- Hidrômetro para medição de teor alcoólico;
- Sifão;
- Equipamentos para envase;
- Panela grande;
- Luvas;
- Água sanitária
- Garrafas e tampas.
Os ingredientes que você vai utilizar para fazer 4 litros de Hidromel são:
- 1,5kg de mel;
- 4 litros de água;
- 2g de fermento biológico seco.
1) Higienize todos os equipamentos com água sanitária ou ferva todos eles por cerca de 5 minutos. Essa etapa é fundamental para evitar contaminação da bebida e sabores indesejados. Caso utilize água sanitária, exague bem para não deixar resíduos.
2) Ferva a água em uma panela grande e adicione ao recipiente em que vai acontecer a fermentação. Adicione o mel e mexa bem até ficar uniforme.
3) Caso queira, adicione nessa etapa frutas ou especiarias do seu gosto para dar um sabor diferenciado ao seu Hidromel.
4) Adicione a levedura ao mosto e mexa bem.
5) Tampe o recipiente e insira o air-lock, para que os gases sejam liberados sem que haja contaminação por oxigênio.
6) Misture os ingredientes para que a fermentação se inicie, e passados cerca de 10 dias após o início da fermentação transfira o Hidromel através do sifão para um recipiente limpo para seprar a bebida dos sedimentos. Deixe a bebida descansando no novo recipiente para que a fermentação continue ocorrendo.
7) Antes de envasar, meça o teor alcoólico para verificar se a fermentação ainda está ativa.
Trago-lhes aqui a indicação do MELHOR E MAIS COMPLETO E-BOOK SOBRE HIDROMEL DO MUNDO, na minha opinião, escrito pelo pesquisador e professor da USP Grégoire Jean-François Demets.
O e-book O Hidromel: sobre a sua origem, variedade, e a maneira de prepará-lo é o resultado de anos de estudos, testes e dedicação. E inclusive não se aplica apenas aos produtores artesanais, mas a quantidade de informações é tão vasta que eu o utilizo como guia nas minhas produções!
Veja só a quantidade de assuntos abordados:
Adquira o mais vasto conhecimento sobre esta bebida milenar e prestigiar anos de pesquisa e dedicação do Professor Grégoire!
A venda é feita pelo site https://www.meebrug.site/comprar-e-book
Mas se antes de comprar você quiser conhecer um pouco mais sobre o livro, baixe gratuitamente uma prévia desta Obra dos Deuses clicando aqui!
A Philip Mead é a marca de Hidromel que é referência no Brasil e no Mundo! Já ganhamos 18 medalhas em concursos internacionais, provando que a nossa receita é extremamente saborosa e equilibrada. Ao provar o Hidromel Philip Mead, você estará provando uma das melhores bebidas do mundo! Conheça as nossas receitas e saboreie um verdadeiro Hidromel.
Proibido para menores de 18 anos. Beba com moderação.