Por Philipe Mandaji - Produtor do Hidromel Philip Mead
.
O Hidromel é um fermentado de mel, ou seja, é uma bebida que resulta da fermentação do mel em contato com leveduras específicas. Também conhecido como a "bebida dos deuses", o Hidromel é uma bebida milenar e uma das primeiras que se tem registro na humanidade. Fez parte da história de diversas civilizações e ficou marcada por ser muito consumida pelos Vikings.
O álcool presente no Hidromel é resultado da fermentação, que transforma a glicose do mel em álcool. O Hidromel também é conhecido como "Vinho de mel", por possuir um processo produitvo bastante semelhante ao dos vinhos feitos de uvas. É por isso que o sabor e o aroma do Hidromel é bastante complexo, já que o mel carrega consigo uma infinidade de combinações de diferentes néctares.
A receita base do hidromel leva apenas água, mel e fermentos (responsáveis pela fermentação), variando de produtor para produtor em termos de dulçor, tipo de mel, teor alcoólico, tipo de fermento, tempo de maturação, entre outras características. A escolha das leveduras, o tipo de mel utilizado e o tempo de maturação fazem com que cada receita de hidromel seja única.
A Philip Mead utiliza em suas receitas o mel silvestre, que é um blend de méis de diferentes floradas, e fermentos importados. Além disso, realiza uma maturação prolongada, com tempo médio de 6 meses para cada lote, o que impulsiona os sabores e os aromas da bebida, tornando-a complexa e única no mercado. A partir da receita base, a Philip Mead também criou receitas exclusivas de hidromel, como o Oak Aged, que é amadeirado, e o Red Fruits, maturado com frutas vermelhas.
Sendo uma das bebidas mais antigas do mundo, o hidromel fez parte da história de várias civilizações milenares. Tornou-se popular na Europa durante a Idade Média, sendo consumido nas tabernas e festas dos reinos. Também está presente em algumas mitologias: entre os gregos, era parte da alimentação dos Deuses do Olimpo e na mitologia Nórdica, é conhecida como o "néctar dos Deuses".
O Hidromel é resultado da fermentação do mel em contato com água e leveduras. Durante esse processo de fermentação, a glicose do mel é convertida em álcool, fazendo com que surja o teor alcoólico. Sendo assim, o verdadeiro Hidromel é resultado de uma receita simples e que sempre esteve presente na História das civilizações mais antigas da humanidade, sendo considerada a bebida mais antiga do mundo! Você pode se perguntar: "como uma receita tão simples pode resultar em uma complexidade tão grande de aromas e sabores?", ou ainda: "se o Hidromel é feito dessa forma, como podem existir tantas variações no mercado?".
E para responder a essa pergunta, precisamos discutir um pouco sobre o ingrediente de maior relevância nesta receita: o mel. O mel é produzido pelas abelhas através do néctar extraído das flores. Durante a separação, o néctar é misturado com as enzimas presentes no estômago das abelhas e é armazenado nos favoritos. Durante o armazenamento, esta mistura se transforma no delicioso mel que conhecemos.
Uma curiosidade: para fazer apenas um quilo de mel, as abelhas precisam coletar o néctar de milhões de flores! Inevitavelmente as flores que as abelhas tiveram acesso alteraram as características do mel e normalmente são sinalizadas pelos produtores (como por exemplo o mel de florada de laranjeira, silvestre, eucalipto, entre outros).
As leveduras são outra variável muito importante dentro da receita. As leveduras são microrganismos responsáveis pela fermentação, que é um processo bastante complexo. Resumidamente, a glicose presente no mel é convertida em álcool e gás carbônico pelas leveduras (quando são obtidas quantidades suficientes de água, glicose, nutrientes, assim como a temperatura correta e pH adequado). Considere como a etapa mais crítica da receita, pois se alguns dos fatores não forem adequados, sabores e aromas oferecidos podem predominar no hidromel.
Esse conjunto de fatores faz com que o Hidromel seja uma bebida extremamente complexa em aromas e sabores, e também com que haja grande variação de tipos e de qualidades no mercado. Isso porque o tipo e a quantidade de mel utilizado podem impactar diretamente no sabor e no aroma da bebida, assim como o tempo de fermentação, o tipo de levedura utilizado e o cuidado com o trato dos insumos.
Devido à complexidade de aromas, acidez, dulçor e teor alcoólico, recomenda-se a utilização de taças para a degustação. Você pode dividir a experiência em 3 etapas:
Apresentação: Deve-se levar uma taça para um fundo de cor branca, para verificar se o hidromel está bem filtrado e clarificado. Espera-se que o bom hidromel seja translúcido e seu cor correspondente ao mel utilizado (o mel de florada de laranjeira normalmente resulta em um hidromel com núcleos mais claros, enquanto o mel silvestre ou eucalipto resulta em um Hidromel de cor âmbar). Existem soluções devido ao tipo de ingrediente utilizado.
Percepção de aromas: O hidromel deve ser agitado circularmente na taça a fim de oxigená-lo, liberando todos os aromas presentes na bebida.
Percepção de sabores: Coloque-se uma quantidade de hidromel na boca e, sem engolir, a bebida deve-se passar a bebida em toda a extensão da língua, a fim de ativar as papilas gustativas. Em seguida, pode-se beber pequenos goles, para sentir os principais parágrafos que estão presentes: dulçor, presença de álcool, acidez, taninos, retrogosto, off-flavors entre outros períodos.
Degustando o Hidromel Philip Mead
Como vimos acima, o mel é um ingrediente altamente complexo, pois derivado do néctar de diferentes flores. A receita da Hidromel Philip Mead valoriza ao máximo toda esta complexidade e entrega aos clientes uma experiência única. O blend de méis de diferentes floradas (silvestre e laranjeira) deixa-o ainda mais complexo, além de equilibrar o sabor. A combinação da fermentação lenta (utilizando fermentos de excelente qualidade) com os muitos meses de maturação testada em um sabor intenso e marcante - permanecendo na boca por segundos após engolir - além da presença discreta do álcool. Possui dulçor equilibrado (sem ser enjoativo) e o retrogosto é altamente agradável, sendo possível beber uma garrafa de uma só vez.
A temperatura recomendada para a avaliação é de 14°C a 18ºC. Uma experiência muito bacana e refrescante é em dias quentes servir bem gelado na taça e ir degustando até a temperatura ambiente. Você terá diferentes percepções, o sabor do mel vai se intensificando quando a bebida vai perdendo a temperatura e o sabor vai se transformando.
Uma ótima opção também é experimentar misturado na cerveja ou em drinks com frutas da estação.
O Hidromel é muito versátil, escolha o seu e se delicie! Conheça todos os Hidroméis da Philip Mead, clique aqui!
Proibido para menores de 18 anos. Beba com moderação.